Microcosmo paulistano

No início aportaram os índios, esquivados do catecismo jesuítico apregoado na província. Depois chegaram os portugueses, ávidos por um pedaço de terra onde o bonde construiria estação. Então vieram os estudantes ‘anarquistas’, com a mente repleta de revolta e ideologias. Foram estes que imprimiram o caráter boêmio que deu fama à Vila Madalena.

Região de contrastes, do moderno ao secular, de torres e árvores, pássaros e aviões… Caracterizada, sobretudo, pela aura de cidade do interior, a Vila, como dizem os mais antigos, é página ímpar na história da metrópole.

Dentre todas as histórias, reluz a de um português de nome Gonçalo, dono de muitas terras, que no início do século 19, deflagrado o processo de ocupação, decide loteá-las, dividindo-as em três Vilas: Ida, Beatriz e Madalena. Uma homenagem ao nome das três filhas.

Hoje, dois séculos depois, o bonde que rastejava ganhou assas com o metrô e incontáveis linhas de ônibus. As pequenas vendas deram lugar a supermercados, bares, restaurantes… Grandes prédios entrecortam o céu em figuras geométricas.

Mas há resistência nas trincheiras da Vila. Não mais como nos tempos da Ditadura, mas pela preservação de suas características. E ainda é possível conviver com fauna exuberante, revoadas de pássaros e casinhas simplórias com patos, galinhas e frutos nos jardins.

O charme da Vila Madá está estampado no nome das ruas, nas fachadas, nos bares, nos ateliês, nas manifestações populares e, claro, no rosto das pessoas, cheio de alegria, despojamento, humor, simplicidade e uma ousadia que só entende quem mora por aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s