A Força do Grafite

No aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, há um outdoor que estampa –e indica– o Beco do Batman como passeio turístico. O logradouro, que também consta em guias internacionais, tornou-se o epicentro do grafite brasileiro e um dos principais pontos da Vila Madalena.

16 - dez- 2013 112

Hoje, é impossível passar pelo Beco sem topar com uma campanha publicitária, um filme, um editorial de moda, um programa de TV, sendo gravados e fotografados no local. Além de turistas, muitos turistas – inclusive da própria sampa. Quando esteve na cidade, a atriz americana Sarah Jessica Parker (Sex and the City) pediu para conhecer o lugar. O que poucos sabem é que existe outro beco, ali pertinho, onde tudo começou: o Beco do Aprendiz, cujo acesso se dá pelos fundos de uma quadra de esportes.

Sar (2)

“Começamos no Aprendiz, mas como a via era pequena e passou a ser disputada, migramos aos poucos para o Beco”, lembra Jerry Batista, que junto a grafiteiros como Boleta, Zezão, Milo, Mazu, Nego, Niguém e outros, passaram a imprimir sua arte no espaço aberto, bem mais cool e acessível, que resultou na grande vitrine do grafite. “antes era um lugar maltratado”.

BB (3)

Graças aos grafiteiros o Beco do Batman existe. Nunca houve atenção do Poder Público nem assistência aos artistas –mesmo sendo amplamente divulgado na mídia. Não fossem estabelecimentos como A Queijaria, Armazém da Cidade, Bar do Eudes, Catraca Livre, cozinha-estúdio da chef Bel Coelho, Marcenaria, além de galerias como A7MA e Choque Cultural, o lugar estaria mais abandonado.

Há duas polêmicas que permeiam a produção artística no Beco. Uma entre os próprios artistas sobre o direito de grafitar os muros. Os pioneiros, na política local, têm preferência. “Mas se a Prefeitura pinta a parede de branco, haja reforma na casa, ou a pintura esteja desgastada, dá para fazer um novo grafite”, diz Nove, com obra no espaço. “O ideal é conversar com o artista para chegar a um consenso”.

BB (12)

A outra controvérsia é sobre os direitos autorais das obras. Como está a céu aberto é comum ver os grafites ilustrando páginas de revistas ou comerciais de TV sem que os artistas recebam um centavo pela veiculação. O grafiteiro Enivo é contundente. “Permito que estudantes, turistas e transeuntes façam imagens. Mas uma empresa que utiliza nossa arte para fins lucrativos tem que pagar por isso”.

Para o arquiteto Baixo Ribeiro, fundador da Choque Cultural, a problemática está superada. “Hoje trabalhamos com gestão colaborativa, onde pequenos conflitos são reparados. Existe a Lei de Direitos Autorais, qualquer artista sabe lidar com isso”, informa, ressaltando a importância da gestão em espaços públicos. “É necessário que haja flexibilidade para ajustes continuados”.

BB

Agitações à parte, o Beco do Batman segue em ritmo frenético, emanando a energia mais pura da street art, contaminando todos com a beleza dos grafites e ganhando, cada vez mais, autonomia na cena paulistana de arte urbana. Como bem observa o artista plástico Sérgio Fabris que, junto a Flávio Rossi, retratou no Beco o Batman mais maluco de todos os tempos. “Interessante ver um espaço que se fez por conta própria ter virado ponto turístico”.

Abril 2013 1524

Conta a lenda que o nome Beco do Batman surgiu nos anos 1980, quando o desenho do homem-morcego apareceu nas vielas escuras e sombrias do quadrilátero.

Beco do Batman: Rua Gonçalo Alonso S/N. Acesso pelas ruas Luis Murat, Medeiros de Albuquerque e Harmonia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Um pensamento sobre “A Força do Grafite

  1. Pingback: Seja um turista na sua cidade: 19 atrações imperdíveis em SP | Mídia Turis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s