Economia solidária

Na contramão do capitalismo estarrecedor praticado pelo comércio –cadeias, setores, segmentos–, o Instituto Chão, há nove meses na Vila, surge para romper as amarras que distanciam os produtores do consumidor final. A terra, o homem, o trabalho, o alimento… numa equação tão simples como deveria ser.

Fotos: Leonardo Raposo

A sede do Chão foi projetada para ser um espaço de convivência, trabalho e reflexão (Fotos: Leonardo Raposo)

Os produtos, todos orgânicos, são negociados diretamente com os produtores, a maioria de agricultura familiar, e o preço quem estabelece são eles próprios, sem atravessadores. “Não ficamos apertando, trabalhamos no conceito de preço justo, que fica bom para todos, tanto para quem vende, quanto para quem compra”, informa Agatha, uma das sócias da associação.

“Agimos pela conscientização crítica e política das pessoas”, diz ela que, ao lado de outros oito sócios, decidiram usar plantas, alimento e cerâmica como ferramenta. “Vendemos tudo pelo preço que pagamos mas precisamos arrecadar todo mês o valor para cobrir os custos”.

IMG_9131

O Chão pede aos consumidores uma porcentagem sobre as compras. Há um grande quadro que explica em detalhes a previsão de custos mensais, desde água, luz, telefone, até o frete de produtos. “Neste mês, por exemplo, necessitamos de 30% sobre a venda, mas sugerimos 35% porque a ideia é não cobrar nada de quem não tem”, diz Agatha, explicando que quanto maior a arrecadação, em médio e longo prazo, menor ficará a contribuição.

No início, rolava música ao vivo às sextas-feiras mas o evento foi suspenso temporariamente porque, segundo a sócia, parecia função de bar o que não corresponde à proposta do Chão. “Estamos estudando um projeto mais aliado ao conceito do Instituto.”

Instituto Chão
Onde: Rua Harmonia, 123, Vila Madalena. Tel.: (11) 3530-0907

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s