Resistência

Dona Laudeline mora na Vila desde que nasceu, há 84 anos. Ela e a filha, Salete, 59, são mulheres resignadas que não esperam mais nada da vida. Só não abrem mão de uma coisa: a casa onde moram. “Minha mãe morreu neste quarto”, aponta Laudeline. “O mesmo onde nasci”.

IMG_1252

A poucos passos do conglomerado de bares turísticos da Rua Aspicuelta, as senhoras reclamam do barulho e dizem que está difícil conviver com a sonoridade crescente na vizinhança. “Das 6h às 19h sofremos com o bate-estaca de obras. Depois começa o samba – e outras batucadas”, afirmam.

Recentemente, a reforma no Bar Pasquim causou desmoronamento das paredes no fundo do imóvel, onde há quarto e cozinha. “Eles arcaram parcialmente com o prejuízo. Ainda há pendências que precisam cumprir”, adverte Salete. Aproveitaram o conserto para pintar a casa de amarelo e azul.

O terreno vale milhões. E segundo elas, não existe embargo judicial para vendê-los. Questões sentimentais as impede de fazer, regadas a muitas lembranças.

“Na minha infância, nos anos 1930, a maioria dos muros era feito com cipreste e arame farpado”, recorda a mãe. “Meu pai vendia bananas no Largo da Batata. Lá, os batateiros faziam a curva com seus produtos. Comi tanta banana-nanica que hoje não posso ver”, brinca.

Laudeline se orgulha de ter completado 50 anos de casada, antes da morte do companheiro. “Padre Olavo Pezzotti fez as bodas de ouro. Meu nome está na pedra fundamental da Igreja Vila Madalena”, afirma. “Morro, mas meu nome permanece aqui na Vila – bairro que amo de coração.”

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s