Latido forte

Há ondas na Vila, não só de água (enchentes) mas de tendências no comércio que muda a cada estação. Foram-se as paletas mexicanas, chegaram absolutas as cervejas artesanais e hamburguerias tops, incrementadas à moda anglo-saxã. Neste ponto, há três lojas –entre outras– queridinhas no bairro, seja pelo design, localização, atendimento… Mas principalmente pelo cardápio.

A RAW Burger N Bar chegou em janeiro, na privilegiada esquina da rua Aspicuelta com Harmonia. Come-se com as mãos (pode pedir faca) em ambiente à base de cimento queimado e canos aparentes. “Raw quer dizer bruto, daí o conceito da loja”, explica Rudney Marcondes que, junto ao sócio Tiago Ishikawa, tocam o negócio.

RAW Burger N Bar (7)

Fachada do RAW Burger N Bar (Fotos: Leonardo Raposo)

No cardápio, porções apetitosas e hambúrgueres rústicos, como o elaborado para o recente UOL Burger Fest: pão de cerveja, Stout artesanal, 200g de carne feed com o blend Raw, cheddar inglês, crispy de cebola roxa e maionese de Jack Daniel.

O point tem boa pegada nos drinques e faz do gin tônica mil utilidades. “Acabamos de trazer da Europa uma série de rótulos novos. Há seis, entre os dez melhores do mundo. A partir de agosto começamos a trabalhar com esta linha”, revela Marcondes.

Bullguer (2)

Interior da Bullguer

Três quadras abaixo, na Fradique Coutinho, 1136 (quase esquina com a Aspicuelta), surge a Bullguer, com sede em Vila Nova Conceição e na Vila desde dezembro. Dizem que o segredo é a carne levada em bola, crua, e esmagada na chapa. Segundo o gerente Patrick Margotti, a hamburgueria, que tem um simpático –e disputado– deck, está simplesmente bombando. “Durante a semana vem quem trabalha na região, à noite quem mora e fim de semana todo mundo.”

O carro chefe, segundo Morgotti, é o Stencil (carne, queijo, cebola roxa, tomate, alface, molho) e o Lumberjack (carne, queijo, picles e molho). Na linha dos hot dogs, há o disputado Bulldog (salsicha Frankfurt, bacon e salada de repolho). O amplo espaço integrado é propício para o chope (Stela Artois = R$ 8) e bom papo.

12Burguer & Bistrô (10)

A 12Burguer e Bistrô é a mais antiga da Vila

Mais três bloquinhos e chega-se à mais antiga (4 anos) porém premiada 12Burguer e Bistrô, na Silmão Alvares, 1018. O visual ‘estamos em reforma’ é permanente e, talvez, proposital. A parede lateral, coberta de tampinhas de cerveja é cool e o bolovo (ovo empanado em crosta carne de porco ao curry) abre a sessão. O proprietário australiano Greigor Caisley viaja na matéria prima e cria de coxinhas de rabada a mini burguers de porco com vieira.

Quem manda na casa, no entanto, é o famoso X-Salada ao lado do Dani’s Burguer (cebola caramelada, picles e cheddar). “Em 2015 ganhamos como o melhor hambúrguer do ano pela revista Veja e este ano, pela Prazer da Mesa”, diz o gerente Leonardo Miranda.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A preferência por cervejas artesanais fez com que a hamburgueria rompesse com a Ambev. Alguns rótulos, inclusive, constam como ingredientes na receita de pratos. Tal conhecimento vem do proprietário que trabalhou durante anos como consultor de bares da cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s