Vaca, ovelha e cabra

Queijo bom tem endereço certo na Vila: A Queijaria. São mais de 180 tipos artesanais de vários Estados e um mix de produtos que inclui vinhos nacionais, iogurte de ovelha, pães e goiabada Cascão (na lata). A pegada teve início em 2007, quando os sócios Fernando e Luciana fundaram a Alimento Sustentável –loja virtual especializada em cestas orgânicas.

“A partir de 2013, abrimos A Queijaria e com a crescente demanda tivemos que nos dedicar totalmente a ela”, explica Luciana. “Hoje, 90% dos produtos são queijos”.

Alimento (2)

A Queijaria vende produtos de pequenos produtores (Fotos: Leonardo Raposo)

A sondagem sobre o universo do laticínio levou Fernando a grandes aventuras pelo país em busca de pequenos produtores, alguns na atividade desde o início do século passado. “Em cada fazenda, compramos parte da produção e levamos para o Centro de Maturação, onde afinamos os lotes”, diz Fernando, hoje consultor de queijos da rede de supermercados Pão de Açúcar.

IMG_4909

O encanto da loja se completa por dois motivos: está encravada ao lado de Beco do Batman e mantém a áurea de interior com quadros, móveis, utensílios e afins.

Uma vez por ano –22 de abril–, a Queijaria comemora o aniversário com feira de produtores que ocupa as vielas do Beco. Além disso, já está na 8ª edição do Curso de Queijo Artesanal, com viagem às fazendas para a produção in loco. “Mas quem não quer esperar tanto, estamos realizando todo segundo sábado do mês, uma feirinha de comida sustentável na Unibes Cultural para consumidores conscientes”, informa Fernando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s