Simples assim

Em muitos aspectos, a Vila mantém tradições que somadas a certas características do bairro, como a existência de casas e vielas, reforça a tese de que ‘parece cidadedezinha do interior’. Afinal, está cada vez mais raro ver pessoas conversando à porta, sentados sob a sombra da árvore ou varrendo as folhas secas da calçada.

A

O vendedor de pães Benito no Beco do Batman (Fotos: Leonardo Raposo)

O vendedor de pães desliza a bicicleta pelas ruas, com dois grandes cestos do produto. Buzina em mãos, ele para em pontos conhecidos onde costuma vender o assado. Tão logo estaciona, pessoas saem à rua em busca do alimento. “Tem o de coco?”, pergunta um. “Quero três de leite”, diz outro. “Amanhã eu acerto!” E lá vai Benito, com a carga pela metade.

A (4)

O apito anuncia de longe: afiador de facas no pedaço. Hora de reunir os utensílios cegos e esperar na calçada. Pechincha vai, pechincha vem mas o afiador ––que não gosta de ser amolado– segue girando a roda e só negocia ao término do trabalho. Não há tempo a perder, principalmente depois que os restaurantes/bares decidiram fazer uso dos serviços.

“Vai uma manta hoje?”, grita Pitó, do outro lado da calçada. Todos têm uma mantinha de Pitó, seja para o bebê, o sofá, o cachorro… custa R$ 45 mas ele faz por 40, 30, depende do entrosamento. Mais adiante, o vendedor de mel, de vassouras, de panos… Verdadeiro mercado ambulante a céu aberto.

A (5)

O vendedor de mantas Pitó (à dir.)

E não se assuste com a carroça –nem o cavalo– de Sebastião. Há décadas ele faz transporte de objetos na região. Tem dias que traz a família toda para um passeio no bairro –como antigamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s