Tempero

Desde que nasceu, em 1974, a Vila ganhou mais cor, malandragem e integração. Filho de saxofonista e professora, Amauri Nascimento, vulgo boi, caminha pelas ruas do bairro como a extensão de sua casa; e fala com todos como membros da própria família. Se político fosse, teria voto certo de toda a comunidade madalense.

img_0505

Amauri Nascimento, vulgo boi (Fotos: Leonardo Raposo)

“Acho que a Vila perdeu as características que a tornaram atraente, a calmaria, o contato entre as pessoas, para dar lugar aos negócios e agitação noturna”, diz boi, que lastima a indiferença e frieza que predominam entre os moradores. “O bairro tornou-se inseguro, não existe mais aquele afeto pelo outro.”

img_8967

Para ele, pai de duas filhas com mulheres diferentes (uma recente), a mudança teve maior inclinação nos anos 90, com o advento dos bares e especulação imobiliária. “O custo de vida foi ficando caro e afastando os moradores mais antigos para outras regiões”, afirma.

img_5742

Boi carrega consigo o mesmo espírito anarquista de outrora, banhado em humildade e de comunicabilidade ímpar. Brinca com os adolescentes, conversa demoradamente com os idosos e apazigua qualquer tipo de conflito. “Sou enfermeiro graduado com altas doses de psicologia, então as ruas da Vila servem de laboratório social para melhorar a vidas das pessoas, inclusive a minha”, filosofa em tom irônico.

img_0265

Quer saber algo sobre a Vila? Pergunte ao boi. A propósito, por que o apelido boi? “Dizem que quando criança meu pai me chamava e respondia com um mugido: mmmuuuuuuu”, finaliza com uma gargalhada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s