Geppetto

Almir aprendeu a arte da carpintaria na Vila. Trabalhou em outros endereços, antes de abrir a Marcenaria Projeserv. Depois disso, virou mestre. Faz tudo com destreza, na maior perfeição. Restaura, cria, inventa… Mas o que fez dele famoso, num bairro repleto de marceneiros é o ponto que escolheu, na esquina da rua Harmonia com o Beco do Batman.

img_0755

Almir dando entrevista para Globo (Fotos: Leonardo Raposo)

Grafites e enchentes são pautas quase diárias que Almir destrincha bem –exercício que faz há 28 anos. Jornalistas, cinegrafistas, fotógrafos do mundo todo, atraídos pela street art –pelo bairro em si–, transformaram Almir em informante (fonte) e… Personalidade. “Já perdi as contas de quantas vezes fui entrevistado”, diz. “Aqui vem de tudo, artista, malandro, modelo, bebum, famoso, carroceiro, empresário… estou acostumado com tudo”, explica, apontando para os blocos de concreto que impedem o acesso de veículos ao Beco.

img_0273

“O fechamento foi uma conquista. Antes era uma baderna. Mas precisa resolver essa passagem porque já vai fazer um ano”, reclama. Um jardim vertical substituiu os blocos no outro acesso à viela. “Só precisa rezar para que pedrão (São Pedro) não mande mais chuva do que suportamos”, brinca. Qualquer temporal costuma varrer o Beco – construído sobre um rio (Verde) e com galerias arcaicas. Todos os comércios e residências da região instalaram comportas contra enchentes.

p1080101

 

Pela Projeserv já passaram famosos como a atriz americana Sarah Jessic Parker, o cozinheiro inglês Jamie Oliver, até jogadores de futebol e jornalistas. Seu irmão Elson, braço direito nos empreendimentos, coleciona fotos célebres.

Almir não é bobo. Analisou o movimento diário, a demanda e recentemente transformou parte da oficina em restaurante, tocado pela esposa Vera, com quem tem três filhos. Ao que tudo indica, a mão da baiana é boa, pois conquistou vasta clientela. Vive cheio. Almir não se mete. Prefere se concentrar no talho da madeira e na próxima entrevista.

Projeservmarcenaria
Onde: Rua Harmonia, 38

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s