Silêncio barulhento

Apesar da calmaria que domina a Vila na primeira semana do ano, um intenso movimento de construção e reforma de imóveis (comerciais e residenciais) dá sinal que 2017 será marcado por fortes investimentos privados no bairro.

Já na esfera municipal, agravada pela transição de governo que envolve, entre outras mudanças, empresas e licitações, a Vila está abandonada. Lixo por todo lado, semáforos apagados, trânsito confuso e ruas esburacadas.

patriarca-esq-aspicuelta-e-mourato

Obras do Bar Patriarca, nas esquinas da Aspicuelta com a Morato Coelho (Fotos: Leonardo Raposo)

A construtora Idea!Zarvos lidera a verticalização. Prédios na Girassol, Fidalga e outras ruas centrais, sobem em grande áreas. Aos poucos o miolo horizontal do bairro, onde predominam casas térreas cresce em formato geométrico. Com as construções, muitos moradores –antigos– que herdaram a casa da família perdem o sol, o horizonte, sentem-se invadidos e impelidos a vender seus imóveis. “Efeito cascata”.

Esquina das ruas Wisard e Mourato Coelho vai ganhar novo bar

Esquina das ruas Wisard e Mourato Coelho vai ganhar novo bar

Porém, se o avanço é inevitável, melhor que seja com a Zarvos (Otávio, diga-se) já que faz edifícios contemporâneos e belos –apesar do horrendo Mix 422, o ‘elefante cinza’, com acesso à Fradique e Aspicuelta.

Bares como o Sagarana e o Patriarca, na Aspicuelta, estão em reforma e eis que surge mais um ‘pub’ na movimentada rua (nº 567), ainda sem nome. No mesmo pique de reestruturação passam o Favela, na esquina da Wisard com a Mourato Coelho e a ex-paletaria, ao lado, que vai se transformar em mais um… botequim. E todos correm contra o tempo para estar prontos a tempo do… Carnaval.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s