Tinta e concreto

Antes mesmo de abrir o Espaço Cultural Alma da Rua, voltado para o grafite e derivações, o empresário Tito Bertollucci teve a bela ideia de disponibilizar a parede externa para manifestações artísticas. Isso a torna especial, pois está encravada no Beco de Batman –vitrine mundial do grafite. Vários artistas já deixaram sua marca no local e as pessoas não resistem ao pit stop para foto e visita à loja, que tem uma pequena cafeteria com vista para a rua.

Fachada da Galeria Alma da Rua, no Beco do Batman (Fotos: Leonardo Raposo)

Tito é filho do empresário Antonio Bertolucci, do grupo Lorenzetti, morto por um caminhão em 2011 enquanto pedalava sua bike, na av. Sumaré. Mas o rapaz preferiu empreender no mundo das artes com forte pegada na street art, cujo resultado pode ser conferido na galeria.

Interior da Galeria Alma da Rua

Antes da Rua, Tito arriscou outra galeria, na Harmonia, com foco no mar (fotos abaixo). No mix de produtos, pranchas, shapes, quadros, biquínis, esculturas e outros objetos. Os eventos que costumava promover reuniam surfistas, skatistas e toda a fauna ligada às ondas. Havia, inclusive, à entrada do estabelecimento, uma escultura de Iemanjá.

Imagens da antiga Galeria Alma do Mar, do empresário Tito Bertollucci

Mas o empresário percebeu que as ondas na Vila estavam mais para o grafite do que para o surfe em si. Assim nasceu o Alma da Rua, num point privilegiado, grafite para todo lado, vizinho do Clandestino, da chef Bel Coelho, do Armazém da Cidade e de outras galerias como a Choque Cultural, Luís Maluf Art Lab, Local Studio e A7MA. Quando o ‘Geek and Beer Truck’ aporta na calçada, vira festa.

Acervo da Galeria Alma da Rua

Vez, outra, o galerista engata parcerias como a que está rolando com a Ocuparte, evento itinerante que explora, promove e revela lugares e artistas. A próxima edição acontece nesse ‘finde’ (18 e 19), com Sapiens Questione Camilo Benedito; e no próximo (25 e 26), com Ladislau Souza Junior. Há tour pago (R$ 30) pelo Beco e adjacências sob a guia do grafiteiro Jerry.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aos poucos, o espaço torna-se point de encontro entre artistas e amantes do grafite, além de importante elo entre a criação e comercialização de obras.

Espaço Cultural Alma da Rua
Onde: Rua Gonçalo Afonso, 96, Beco do Batman, Vila Madalena
Horário: De terça a domingo, das 11h às 19h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s