LX Factory

A grande escultura multicolorida de uma mulher com braços abertos desperta curiosidade. Os olhos deslizam imediatamente para o outro lado do rio Tejo e vê-se a estátua de Cristo Rei na mesma posição. Algo relacionado a arte contemporânea deve rolar por lá, pensa-se. Porém, é mais que isso, muito mais…

LX Factory é um dos espaços mais descolados de Lisboa (Fotos: Leonardo Raposo)

O que foi há tempos sede de empresas como a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense e a Gráfica Mirandela, numa área de 23.000m2, tornou-se obsoleta com a migração dos negócios para regiões mais distantes. Até 2005, quando uma empresa do ramo imobiliário decidiu comprar o terreno e dar uma repaginada nos 11 prédios de armazéns.

De repente, o espaço tornou-se disputado por empresas de design, arte, publicidade e surgiram muitas salas comerciais com destaque para o crowdfunding. Nos últimos anos, grafites e instalações bacanas acentuaram a pegada street art característica do lugar.

O interior das lojas conjuga com o exterior que manteve a rusticidade fabril. O restaurante Cantina, por exemplo, deixou intacto o refeitório utilizado pelas indústrias, inclusive equipamentos e mobiliários.

É cool ver gente de todas as partes do mundo caminhando pelas estreitas ruas – fechadas -, principalmente aos domingos quando rola uma feirinha com artesanatos e roupas de brechó.

A propósito, a tal escultura, intitulada “A Menina” –vista de várias partes da cidade– foi batizada de “A Noiva de Cristo” e está instalada no terraço do gastrobar Rio Maravilha com imagens de Carmen Miranda e da praia de Copacabana. Aos fins de semana acontece balada no local até as 3h com direito ao reflexo das luzes no rio.

Somente em 2016, passaram pelo LXFactory nada menos que 18 milhões de pessoas.

LXFactory
Rua Rodrigues Farias, 103. Alcântara. Lisboa.
www.lxfactory.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s