Grafites, famosos e publicidade

Imagina o Beco do Batman sem grafite? Quantas pessoas iriam se aventurar num ‘aterro sanitário’ para apreciar a paisagem morta? Sim, os grafites, que nos anos 80 ainda eram marginalizados pela sociedade, couberam com perfeição na viela abandonada pelo governo. Certo dia, alguém estampou o desenho do homem-morcego nas paredes, criando uma atmosfera dark, de HQ, bem ao espírito da época e do movimento punk, seguido por outros artistas que transformaram o point em vitrine do grafite.

Imagina o Beco do Batman sem grafite? (Fotos: Leonardo Raposo)

A pegada grafite\viela\paralepípedo\batman acabou atraindo gente do mundo inteiro, inclusive artistas famosíssimos. O cozinheiro inglês Jamie Oliver, a atriz americana Sarah Jessica Parker, o vocalista e o guitarrista da banda Rolling Stones, Mick Jagger e Ron Wood, só para ter ideia, são algumas das celebridades internacionais que passaram por lá. Wood deixou a língua símbolo da banda estampada numa parede.

Mick Jagger no Beco

Hoje, os muros do Beco são disputados por grafiteiros que querem ver sua obra no local, porém os mais antigos detêm o direito do uso. Há todo um código de ética entre eles, que inclui a cessão do espaço para outros artistas exporem seus trabalhos por um determinado período.

Os poucos moradores da região reclamam sobre a multidão que os grafites atraíram, mas nunca sobre os grafiteiros ou as obras em si. “Eles embelezam o Beco e não ganham nada por isso, nem o custeio do material usado”, diz a moradora Marileny Pamplona.

Quem percebeu isso há tempos foi o setor de publicidade que utiliza os grafites para campanhas e fotos sem sequer citar o nome dos autores ou atribuir-lhes algum crédito. Existe um movimento entre os grafiteiros para que haja mais rigor na fiscalização de fotos/filmes para fins comerciais. Justo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s